Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Porque é que alguns homens evitam as relações de longa duração?

Tempo de Leitura: 2 min

Nos últimos anos assistimos a uma mudança significativa nas dinâmicas de relacionamento entre homens e mulheres. Os homens, principalmente, optam muitas vezes por relacionamentos casuais em vez de compromissos a longo prazo. Esta tendência poderá ser confusa e desafiadora para mulheres que desejam relacionamentos significativos e duradouros.

Quais são algumas das razões por detrás desta mudança, e como é que as mulheres poderão compreender melhor a sua dinâmica?

A cultura moderna, com sua ênfase na independência e liberdade, poderá influenciar a maneira como os homens encaram os relacionamentos. Alguns poderão sentir uma predisposição para aproveitar a sua juventude e liberdade, antes de se comprometerem a longo prazo.

O medo do compromisso: É uma preocupação comum nos relacionamentos, por parte de alguns homens. Estes por vezes poderão ter receio de se comprometerem com uma relação mais longa, devido às suas experiências negativas do passado, alguns traumas emocionais ou simplesmente por não se sentirem prontos para uma nova etapa de vida,

Ambições e Metas Pessoais: As ambições profissionais e metas pessoais podem levar alguns homens a priorizar as suas carreiras e objetivos individuais, em detrimento de relações a longo prazo. Estes preferem, por vezes, dedicar o seu tempo e energia às conquistas pessoais, antes de se vincularem a relacionamentos mais sérios

Sexo casual: No contexto atual, é natural e frequente que por vezes homens e mulheres se permitam envolver em encontros de sexo casual, o que poderá influenciar a dinâmica inicial das relações. Frequentemente, é a força das hormonas o primeiro elo que une um homem a uma mulher. No entanto, se o desejo sexual for rapidamente satisfeito no primeiro encontro, poderá não haver tempo e espaço suficientes para que se desenvolva uma ligação emocional e, consequentemente, um compromisso. A líbido é uma parte importante da atração entre homens e mulheres, contudo o espaço e o tempo necessários para o desenvolvimento de uma ligação significativa deve existir. O equilíbrio entre a atração física e a ligação emocional é o que sustenta relacionamentos saudáveis e duradouros.

Comunicação e Expectativas Claras: Para as mulheres que desejam relacionamentos estáveis, é importante que comuniquem as suas intenções e expectativas logo no início. Conversar honestamente sobre o que se procura numa relação, pode ajudar a filtrar parceiros de acordo com os seus objetivos.

Manter a persistência na procura de um parceiro: É interessante sublinhar que as pessoas que mantêm a persistência na procura de um parceiro, muitas vezes são as que, mais cedo ou mais tarde, encontram relacionamentos estáveis e satisfatórios. A persistência e a perseverança são qualidades valiosas quando se trata de encontrar um parceiro compatível. Aqueles que continuam a investir tempo e esforço na procura de uma relação genuína, têm mais hipóteses de eventualmente encontrar alguém com quem compartilhar uma conexão profunda e duradoura.

E, não se esqueça, não é verdade que todos os homens preferem relações casuais. É fundamental recordar que cada pessoa é única, com as suas próprias experiências e expectativas.

Pedro Abranches — Psicoterapeuta Transpessoal

Deixe-nos o seu comentário