A psicoterapia individual oferece um espaço dedicado à reorganização de áreas da vida que causam sofrimento, resolução de conflitos, promoção de mudanças, aquisição de recursos emocionais, alívio de pesos emocionais e crescimento pessoal.
A intervenção ocorre num ambiente introspetivo e empático, utilizando diversas técnicas para auxiliar o indivíduo na reorganização de padrões, promovendo o seu bem-estar emocional e uma perspetiva mais construtiva.
Quem deve considerar a psicoterapia individual?
Indivíduos que enfrentam desconforto emocional, que se traduz em diversos sintomas clínicos, como ansiedade, depressão, fobias ou obsessões, ou que vivenciam angústia existencial e desconforto significativo nas suas relações consigo mesmos, com os outros e com a vida.
“Para criar uma sociedade melhor, precisamos de indivíduos que se libertem das feridas que os limitam, evoluindo em direção à sua essência e ao seu potencial. Dessa forma, melhoram as suas vidas e contribuem para um mundo melhor, à sua própria escala. Podem viver de forma mais consciente, honrando a oportunidade de estar vivos.”
Embora a dor seja parte do processo vital, a persistência de sentimentos de sofrimento, ansiedade, tristeza e angústia não é favorável à nossa saúde, tanto mental quanto física, nem à qualidade de vida. A possibilidade de desmantelar esses padrões e descobrir novos recursos internos oferece uma vida mais construtiva e com mais significado.
Se está a enfrentar desafios que causam sofrimento na sua vida, procurar ajuda pode ajudar a reconstruir áreas problemáticas e descobrir novos recursos, promovendo um maior apreço pela vida.
Pedro Abranches, Psicoterapeuta Transpessoal